quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

O Chrome OS está chegando












Parecia até que Chrome OS havia se tornado uma lenda urbana. Mas o sistema operacional do Google deve finalmente dar as caras neste mês.

Tudo indica que haverá uma demonstração pública do Chrome OS em breve e que, no ano que vem, as primeiras máquinas vão começar a ser vendidas. Nas últimas semanas, várias pistas indicam avanços nos preparativos para o lançamento da Chrome Web Store, loja online que fornecerá os aplicativos que são fundamentais para o sistema operacional. O Google está correndo contra o tempo para cumprir o prazo anunciado em 2009, que prometia trazer o Chrome OS até o fim de 2010.

A chegada de um concorrente pode atrapalhar a boa vida do Windows, que domina o mercado há tempos. Afinal, surgirá um sistema capaz de armazenar todos os arquivos na nuvem – qualquer pessoa poderá fazer login em qualquer máquina e ter acesso a todos os seus arquivos. Tudo ficará vinculado a uma conta Google e será protegido por criptografia. Além disso, uma tonelada de aplicativos poderá ser utilizada, a maioria gratuitamente.

Para muitas empresas, pode ser um diferencial importantíssimo, capaz de levá-las a aderir à ideia. O sistema também poderá agradar aos internautas comuns, que procuram uma máquina mais simples e rápida. A nuvem, no entanto, não é lá tão estável em países como o Brasil. Aqui e em outros lugares, nada disso funcionará sem um bom suporte para fazer qualquer trabalho offline.

É difícil prever a reação a um netbook com Chrome OS, principalmente por conta de um obstáculo inventado pelo nosso amigo Steve Jobs: o iPad. De uma hora para a outra, os netbooks transformaram-se em produtos pouco desejados para usos mais simples. Tanto isso é verdade que as vendas desses aparelhos começaram a cair, enquanto os tablets vêm conquistando terreno. Quando o pessoal de Mountain View anunciou o Chrome OS, ninguém podia antever esse fenômeno.

Nesse meio tempo, o Android ganhou importância e tornou-se o competidor oficial contra o iPad. Para que o Chrome OS seja bem-sucedido, ele precisa impressionar os usuários a ponto de eles voltarem a achar mais vantajoso optar por um netbook – deixando de lado os tablets com iOS e Android. Logo saberemos se isso realmente vai acontecer.

Fonte: INFO Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...