quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

A vida não tem mapa


Tem muita religião por aí afora, muito guru e palestrante de auto-ajuda, muito curandeiro acadêmico ou rupestre tentando vender a idéia absurda que é possível seguir um conjunto de regras, passos, ou movimentos para se atingir o sucesso em qualquer área da vida. Você já deve ter visto algo como “os dez passos para...” ou “100 regras básicas para...”. Vendem pretensos “mapas” que, uma vez seguidos, lhe farão encontrar os tesouros da prosperidade, felicidade, paz ou do famigerado sucesso segundo os padrões do mundo capitalista. Pois me deixe lhe dizer uma coisa, em alto e bom som: na jornada da vida NÃO EXISTE MAPA.

Admitir a existência de um mapa pressupõe a existência de um caminho, conhecido e traçado, que nos bastaria seguí-lo para chegarmos ao nosso destino. Ora, qual o nosso destino neste mundo? Você sabe? Alguém sabe? NÃO. Aceito e vivo a idéia que podemos e devemos ter uma missão, um propósito em nossas existências, mas jamais um destino. Destino certo na vida é a morte. Essa é garantida, apesar de muitos viverem sem a consciência dessa certeza, achando absurdamente que ela é apenas uma “probabilidade” (hilário). Então, você sabe qual o seu destino neste mundo? Onde chegará, onde estará daqui a dez anos? (Tg 4:15) Se você duvida que isso seja imponderável, me responda: há dez anos atrás, você imaginava que esse hoje seria o lugar que você estaria ocupando em sua vida? Ou que esse seu papel atual como profissional, pessoa ou cidadão seria o que esperava atuar? Estou quase certo que a esmagadora maioria responderia “NÃO”. Pelo menos no meu caso, há dez anos atrás não imaginava atuar como escritor e palestrante com alcance nacional, ou sócio em uma imobiliária e em uma consultoria em marketing. Há dez anos atrás, meu filho Mateus sequer estava nos planos. Não imaginava que moraria onde moro, que conheceria as pessoas que hoje conheço, nem que trabalharia onde estou trabalhando. Naquela época o mundo que eu pintava para hoje era bem diferente. Salomão já nos alertava sobre isso quando escreveu “O coração do homem planeja o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos”( Pv 16:9).

Apesar de planos e objetivos, viver é mais determinante que planejar e sonhar. Como muitos, tive que sair abrindo mão de vários planos, de certas cartas traçadas, e fazer novas escolhas à proporção que vivia, construindo novos caminhos diferentes dos previamente traçados. Aqueles que acham que todo caminho traçado precisa ser impreterivelmente seguido, são frustrados. Tudo bem, objetivos são válidos. Mas à proporção que você caminha, coisas vão acontecendo, novas relações, novas oportunidades e você vai se permitindo novos horizontes, desde que esteja aberto a viver.

Mas, onde quero chegar com essa análise? É simples, na jornada da vida, não existe mapa porque também não existe caminho. Você começa uma faculdade e pára pelo meio. Ou a transfere para outro curso. Ou simplesmente a abandona, porque enquanto caminhava se encontrou com sua verdadeira vocação, com quem você é realmente, e não com quem imaginava ser (felizes os que descobrem isso cedo). Ou então, termina a faculdade e em pouco tempo se depara com a verdadeira profissão de sua vida, aquela que lhe faz brilhar os olhos, e que não tem nada a ver (pelo menos aparentemente) com o curso ao qual se dedicou quatro, seis ou oito anos de sua existência. Você imagina que jamais irá deixar seus atuais amigos, mas daqui a dez anos seu círculo mais próximo e íntimo estará quase que totalmente alterado. Acredita que dificilmente viverá para sempre com alguém que achava que conhecia e, à proporção que vive e caminha, descobre que ela não é mais a mesma que conheceu, e essa descoberta lhe anima a viver com essa pessoa pelo resto de sua existência. Pensa que viverá o resto da vida com o primeiro verdadeiro amor, e ao longo da caminhada descobre que existem outros caminhos e outros primeiros. Pelo amor de Deus, não pense que isso tudo é frustrante. Isso é vida. Eu sou arquiteto, pós-graduado em marketing, e me vejo hoje sócio de uma consultoria em Marketing, sócio de uma imobiliária, e palestrante. Minha esposa, por exemplo, está com 37 anos, tem graduação em educação física, não atua na área, e agora está absolutamente realizada, como uma adolescente, em seu segundo semestre do curso de psicologia. Tarde demais? Não me faça rir. Eu diria que cedo para quem não está preocupada com o que já fez, mas olha para o quanto ainda pode fazer. O fato é que NÃO EXISTE CAMINHO.

Mas calma! Não estou dizendo que devemos andar a ermo. O fato de não existir mapa não elimina a necessidade imperiosa de termos uma direção para nossa caminhada. Existe sim uma direção para o nosso SER. E para garantirmos que as decisões que tomamos estão na direção certa da realização e crescimento do nosso ser, precisamos de uma bússola para nos guiarmos onde quer que estejamos, seja em qual tempo for, independentemente do caminho escolhido. Afinal, são muitos os caminhos. E o meu caminho, ou o dos que nos antecederam, não necessariamente são os melhores para você. Podemos tirar deles exemplos, mas jamais tomarmos os caminhos deles como modelos para o seu. Ei, acorde, estou falando de você e para você. Estou falando dos últimos anos de sua vida, porque os anteriores já passaram, já eram! E os que serão? O que fará com eles?

Não me canso de dizer que todos nós viemos ao mundo com um propósito, com uma missão: a de amar e de servir, das mais diversas formas, através dos mais distintos ofícios, nos mais diversos caminhos humanos. No caso de minha esposa, por exemplo, ela viu que alcançaria melhor a realização de seu ser através de uma outra profissão. Não importa que em um caminho diferente do percorrido há quase vinte anos atrás, quando havia escolhido educação física. É com isso que deveríamos nos importar: se nos novos e diferentes caminhos que estão sendo construídos, continuamos firmes na direção da realização de nosso ser.

Entenda que, do ponto de vista cristão, existem vários caminhos humanos, mas um único espiritual, o qual nos leva à presença de Deus. Mas na jornada da vida, cheia de incertezas, obstáculos e reveses, cheia de possíveis caminhos (Pv 16:25), já que não existe mapa, precisamos da bússola que me referi. Essa bússola nada mais é que um conjunto firme de valores e princípios, que nos apontem sempre um mesmo e sublime alvo. Bem, meu alvo é Cristo, a expressão e modelo pleno do amar e servir. Minha bússola é a Bíblia, a carta de princípios (não confunda com mapa) de Deus para todos os que anseiam andar na direção de Cristo. Apesar de estar convencido que não existe outro caminho espiritual ao Pai senão Jesus, nem outra revelação senão a Palavra, aceito que você tenha outro alvo para sua vida, bem como aceito que use outro parâmetro ou referência como sua bússola. O importante é que você os tenha, caso contrário, andará a ermo, sem direção. E isso é perda de tempo.

Para finalizar, me diga: aonde você já chegou? Aonde quer chegar? Eu, para lhe ser sincero, não sei onde vou chegar, ou que caminho irei tomar nos próximos anos. Para mim pouco importa. O que sei é que, nessa caminhada, quero SER melhor que fui, trilhando todos os caminhos que a vida me reservar, amando e servindo. Quanto às conquistas pessoais e materiais, que muitos colocam como objetivo de vida, e que na verdade servem mesmo é para angustiar e assolar o imaginário dos que se sentem encarcerados pela opressão do materialismo e consumismo, bem, essas deixo que se somem como fruto natural da minha caminhada de amar e servir. Mas jamais as colocarei como fim, destino ou alvo. Na verdade, lhe digo que estou disposto a carregar cada vez menos, ter cada vez menos, para ser cada vez mais. Meu alvo não é ter, mas ser como Ele foi e é, mesmo sabendo que jamais serei plenamente.

Quer embarcar nessa? Tenho uma certeza: chegaremos ao fim como outras pessoas, completamente diferentes das que fomos, e o melhor, pessoas que jamais imaginávamos poder ser, mas que somente descobrimos que podemos ser porque nos permitimos caminhar sem medo. Portanto, viva, e sem medo caminhe a jornada da vida; mesmo sem mapa, mas com propósito, direção, alvo e bússola. Não existe melhor jeito de construir um caminho feliz e realizador. Não existe caminho. Vamos lá, ande e construa-no.

Lembre-se, por fim, que você e eu temos um Pai que já nos prometeu caminhar conosco (Ex 33:14), sempre disposto a nos dar a mão nessa caminhada. Quando sua mente se perguntar "para onde vou?", simplesmente confie, aperte a mão dEle e ande, viva. Ele saberá melhor que você o melhor caminho. Ele lhe guiará os passos. Amém!

Compromisso de hoje: Vou andar, sem mapa, sem medo, mas com direção, e assim construir meu caminho de felicidade e realização de meu ser.

Abraços, bênçãos e SUCESSO!

Texto escrito por Paulo Angelim
Cristão, Consultor e Palestrante nacional em Marketing, Vendas e Motivação
http://www.pauloangelim.com.br

Um comentário:

  1. Desta vez é da Africa, que vem um Vencedor e gostaria de convida-los para 18/11/2011 a Rua 1082 Nª 05 4º etapa 19 hs em grande estilo afro, Louvando a o Unico digno Rei JesusCristo! IGREJA DE CRISTO IN GAMBIA AFRICA

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...